O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante Parque Histórico de Carambeí em conformidade com seus valores busca proporcionar aos clientes um ambiente amistosos e agradável. Desde sua inauguração os cuidados com acessibilidade foram uma questão crucial, o estabelecimento já possuía banheiro adaptado para cadeirantes.
Pensando nesse público, no Koffiehuis, foram disponibilizadas também mesas adaptadas para cadeirantes, cadeiras de rodas para os clientes com dificuldades locomotoras e recentemente foram instaladas placas de identificação e orientação em braile e produzido um cardápio especial para o deficiente visual.
“A preocupação que temos é e sempre foi tornar o um espaço de acessibilidade plena e universal. Eu acredito que esta ação não se limita apenas a uma questão de inovação, mas ela está fundamentada nos princípio cívicos, éticos e morais”, explica Felipe Pedroso, coordenador cultural do Parque Histórico de Carambeí.
Rita Raquel Mariano, coordenadora da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual de Ponta Grossa, relata que é a primeira vez que tem conhecimento de um estabelecimento gastronômico na região que se preocupara com o deficiente visual, que a inciativa possibilita a este público uma certa autonomia.
“Até o momento não tomamos conhecimento de outro local, do Parque Histórico, que se preocupe com o público que tem necessidades especiais. É importante estas placas com orientação de entrada, saída e banheiros, mesmo que nem todo deficiente visual leia o braile, que é o caso dos mais velhos. Os jovens normalmente sabem ler o braile, isto torna eles mais independentes e faz com que sintam-se valorizados na hora de fazer o seu pedido sem precisar de auxílio para escolher os produtos do cardápio”
O presidente da Rede Gastronômica dos Campos Gerais, Juliano Komay, diz que o Koffiehuis é um exemplo para outros estabelecimentos. “É um grande orgulho para a Rede Gastronômica dos Campos Gerais ter uma empresa tão inovadora e preocupada em atender a todos os públicos. O Parque Histórico de Carambeí está dando um novo passo que certamente será um exemplo a ser seguido por todas as empresas preocupadas com a inclusão e acessibilidade”.
Para Nádia Terumi Jaboji, gestora de projetos do Sebrae, a preocupação com o público com necessidades especiais mostra que o local se preocupa com o bem estar dos seus clientes. “A implantação do sistema braile é mais uma ação de inovação, de respeito ao público que tem deficiência visual, para que a experiência delas seja independente e que a autoestima também seja trabalhada cada vez mais.”