top of page

2º Salão de Turismo dos Campos Gerais do Paraná acontece em agosto

Serão quatro dias de evento com ações educacionais, palestras, cases de sucesso, apresentações culturais, artísticas, aulas shows e rodada de negócios

Na terça-feira (20), a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais do Paraná (AdeTur – Campos Gerais) lançou o 2º Salão de Turismo, evento que será realizado entre os dias 24 e 27 de agosto em Ponta Grossa com a missão de reunir em um só espaço os principais atrativos e prestadores de serviços turísticos da região, a fim de gerar oportunidade de negócios e fortalecer o turismo regional.

Na nova edição são esperadas 7 mil pessoas visitando estandes, fechando negócios, conhecendo empreendimentos ligados ao turismo e assistindo apresentações culturais. Também são estimados mais de 20 expositores comercializando produtos e serviços, oferecendo promoções e fortalecendo suas marcas. “A região dos Campos Gerais é linda, marcada por uma riqueza natural, cultural e histórica única, além de ter excelentes empresas que merecem ser apresentadas aos visitantes e moradores de nossas cidades”, comenta Cíntia Capri, presidente da AdeTur.

Na última edição, 100% dos expositores fecharam negócios, 66% realizaram atendimentos, 25% concluíram vendas pós-salão, 67% obtiveram movimentação financeiro extra de 2% a 5%, 100% obtiveram resultados com uso de vouchers e 25% realizaram prospecção de novos clientes.

Com parceria do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e Sebrae, patrocínio do Sicredi Campos Gerais, apoio da CCR Rodonorte, NET, Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paraná Turismo e Rede Gastronômica dos Campos Gerais, a edição deste ano pretende demonstrar a nível estadual o potencial turístico da região, local com 1 milhão de habitantes e mais de 60 atrativos turísticos.

Festival Gastronômico de Inverno

Ainda no evento de lançamento do Salão, aconteceu a abertura do Festival Gastronômico de Inverno, promovido pela Rede Gastronômica dos Campos Gerais (RGCG) com degustação de pratos integrantes da ação promocional que ocorrerá entre os dias 21 de junho e 22 de julho nos estabelecimentos participantes e que pretende apresentar aos moradores e visitantes o potencial da culinária regional.

“Um dos objetivos da Rede Gastronômica dos Campos Gerais é fortalecer a identidade gastronômica da área que abrangemos, por isso com a criação de um festival, que tem como meta o uso de ingredientes sazonais e da região, incentivamos nossos membros a criarem novos pratos, utilizando o pinhão e a mexerica”, comenta o presidente da RGCG, Juliano Komay.

Os associados Churrascaria Lugano, Hotel Planalto e Brioche fazem parte do evento.

Layout e estandes

Na edição 2017, o 2º Salão de Turismo apresenta layout desenvolvimento por alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo das Faculdades Ponta Grossa. São estandes, hall gastronômico e outras áreas que serão abertas ao público no dia 25 de agosto.

Foram apresentadas cinco propostas a organização do Salão de Turismo, sendo escolhidas três finalistas para estarem no projeto final.

“É muito inspirador ver os alunos de arquitetura desenvolvendo projetos para o setor de turismo, pensando em como apresentar de forma inovadora os produtos turísticos da região. É uma real demonstração de como a atividade é abrangente e uma grande geradora de emprego e renda. O objetivo desta parceria foi ligar o mercado com a academia e evidenciar os serviços e profissionais qualificados que a região possui, assim como será feito nos demais itens do 2º Salão”, comenta Karen Kobilarz, gerente da AdeTur e coordenadora do evento.

Já para Celina Vanat, coordenadora do curso, a parceria surte resultados positivos para a Faculdade e acadêmicos, pois os insere no mercado de trabalho e proporciona visão do mercado de eventos. “Quando se tem a possibilidade de aliar a teoria a pratica na vida acadêmica é sempre favorável para o desenvolvimento dos alunos. Quando surgiu a oportunidade desta parceria os discentes se mostraram muito receptivos, houve uma grande participação para confecção destes projetos, pois visavam a chance de ver sua proposta sair do papel”, comenta.

Hackathon

Uma das novidades do 2º Salão de Turismo é uma edição de hackathon, maratona tecnológica com programadores, designers e empreendedores competindo para apresentar soluções inovadoras de startup para o mercado. Turismo e eventos serão os temas da edição que pretende desenvolver soluções práticas ao trade turístico.

Programação

Em 2017, o evento inicia suas atividades com ações educacionais de turismo a alunos do 5º ano de escolas da região e solenidade de abertura com palestra a convidados ministrada por Adonai Arruda, presidente da Holding Higi Serv e Serra Verde Express, na quinta-feira (24/08). Já entre os dias 25 e 27 o Salão de Turismo estará aberto ao público no centro de convenções do Shopping Palladium das 10h às 22h.

bottom of page