Serão quatro dias de evento com ações educacionais, palestras, cases de sucesso, apresentações culturais, artísticas, aulas shows e rodada de negócios
Na terça-feira (20), a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais do Paraná (AdeTur – Campos Gerais) lançou o 2º Salão de Turismo, evento que será realizado entre os dias 24 e 27 de agosto em Ponta Grossa com a missão de reunir em um só espaço os principais atrativos e prestadores de serviços turísticos da região, a fim de gerar oportunidade de negócios e fortalecer o turismo regional.
Na nova edição são esperadas 7 mil pessoas visitando estandes, fechando negócios, conhecendo empreendimentos ligados ao turismo e assistindo apresentações culturais. Também são estimados mais de 20 expositores comercializando produtos e serviços, oferecendo promoções e fortalecendo suas marcas. “A região dos Campos Gerais é linda, marcada por uma riqueza natural, cultural e histórica única, além de ter excelentes empresas que merecem ser apresentadas aos visitantes e moradores de nossas cidades”, comenta Cíntia Capri, presidente da AdeTur.
Na última edição, 100% dos expositores fecharam negócios, 66% realizaram atendimentos, 25% concluíram vendas pós-salão, 67% obtiveram movimentação financeiro extra de 2% a 5%, 100% obtiveram resultados com uso de vouchers e 25% realizaram prospecção de novos clientes.
Com parceria do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e Sebrae, patrocínio do Sicredi Campos Gerais, apoio da CCR Rodonorte, NET, Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paraná Turismo e Rede Gastronômica dos Campos Gerais, a edição deste ano pretende demonstrar a nível estadual o potencial turístico da região, local com 1 milhão de habitantes e mais de 60 atrativos turísticos.
Festival Gastronômico de Inverno
Ainda no evento de lançamento do Salão, aconteceu a abertura do Festival Gastronômico de Inverno, promovido pela Rede Gastronômica dos Campos Gerais (RGCG) com degustação de pratos integrantes da ação promocional que ocorrerá entre os dias 21 de junho e 22 de julho nos estabelecimentos participantes e que pretende apresentar aos moradores e visitantes o potencial da culinária regional.
“Um dos objetivos da Rede Gastronômica dos Campos Gerais é fortalecer a identidade gastronômica da área que abrangemos, por isso com a criação de um festival, que tem como meta o uso de ingredientes sazonais e da região, incentivamos nossos membros a criarem novos pratos, utilizando o pinhão e a mexerica”, comenta o presidente da RGCG, Juliano Komay.
Os associados Churrascaria Lugano, Hotel Planalto e Brioche fazem parte do evento.
Layout e estandes
Na edição 2017, o 2º Salão de Turismo apresenta layout desenvolvimento por alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo das Faculdades Ponta Grossa. São estandes, hall gastronômico e outras áreas que serão abertas ao público no dia 25 de agosto.
Foram apresentadas cinco propostas a organização do Salão de Turismo, sendo escolhidas três finalistas para estarem no projeto final.
“É muito inspirador ver os alunos de arquitetura desenvolvendo projetos para o setor de turismo, pensando em como apresentar de forma inovadora os produtos turísticos da região. É uma real demonstração de como a atividade é abrangente e uma grande geradora de emprego e renda. O objetivo desta parceria foi ligar o mercado com a academia e evidenciar os serviços e profissionais qualificados que a região possui, assim como será feito nos demais itens do 2º Salão”, comenta Karen Kobilarz, gerente da AdeTur e coordenadora do evento.
Já para Celina Vanat, coordenadora do curso, a parceria surte resultados positivos para a Faculdade e acadêmicos, pois os insere no mercado de trabalho e proporciona visão do mercado de eventos. “Quando se tem a possibilidade de aliar a teoria a pratica na vida acadêmica é sempre favorável para o desenvolvimento dos alunos. Quando surgiu a oportunidade desta parceria os discentes se mostraram muito receptivos, houve uma grande participação para confecção destes projetos, pois visavam a chance de ver sua proposta sair do papel”, comenta.
Hackathon
Uma das novidades do 2º Salão de Turismo é uma edição de hackathon, maratona tecnológica com programadores, designers e empreendedores competindo para apresentar soluções inovadoras de startup para o mercado. Turismo e eventos serão os temas da edição que pretende desenvolver soluções práticas ao trade turístico.
Programação
Em 2017, o evento inicia suas atividades com ações educacionais de turismo a alunos do 5º ano de escolas da região e solenidade de abertura com palestra a convidados ministrada por Adonai Arruda, presidente da Holding Higi Serv e Serra Verde Express, na quinta-feira (24/08). Já entre os dias 25 e 27 o Salão de Turismo estará aberto ao público no centro de convenções do Shopping Palladium das 10h às 22h.