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RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PONTA GROSSA CAMPOS GERAIS CONVENTION & VISITORS BUREAU

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PONTA GROSSA CAMPOS GERAIS CONVENTION & VISITORS BUREAU

O Planejamento Estratégico do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau foi concluído no mês de julho de 2023, por meio de oficinas participativas realizadas no SEBRAE, Regional Centro, na Rua Dr. Lauro Cunha Fortes, 450- Uvaranas - Ponta Grossa PR. Teve a condução e facilitação do consultor de negócios José Henrique Martins, acompanhamento da gestora de projetos de Turismo Nádia Terumi Joboji do SEBRAE e participação efetiva dos membros associados do Convention. Contou também com o apoio das assistentes: Cibele Marcela Santana e Fernanda Berghauser Bresoto Lisboa para a organização de todos os materiais necessários para que as oficinas ocorressem e criação dos gráficos nesse relatório.


Foram realizadas algumas reuniões para que as Oficinas de Planejamento acontecessem. A primeira, foi realizada com a diretoria e depois desse alinhamento, com os membros associados e parceiros, sendo estendidas as participações de pessoas e entidades interessadas. O Convention publicou os convites dos Encontros em suas redes sociais e grupo de WhatsApp.

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Apresentação

A oficinas ocorreram nas seguintes datas: 16/05 (Diretoria), 19/05, 23/05, 04/07, 11/07 e 13/07.


A seguir, segue o relatório das Oficinas para que o Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau possa produzir o material de divulgação e promoção do seu Planejamento Estratégico para os associados e para a sociedade, de forma geral.

Reunião 19/08

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Para iniciar esse momento com os ASSOCIADOS, o Presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Leandro Ribas falou dos objetivos desses encontros na abertura dos trabalhos.

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Na sequência, os participantes foram orientados a responderem algumas questões em formato de perguntas, para refletirem e discutirem, contribuindo com suas opiniões e sugestões:

1) O que é o Convention? (na visão de cada um)
2) Qual o papel do Convention? Para que ele existe? (Missão)
3) Como vocês veem o Convention em 2025? (Visão)
4) Quais são os comportamentos aceitos no Convention? (Valores)
5) Quais são os comportamentos não aceitos no Convention?
6) Quais são os pontos fortes do Convention? (Ambiente interno)

7) Quais são os pontos a melhorar no Convention? (Ambiente interno)
8) Quais são as oportunidades para o Convention? (Ambiente externo)
9) Quais são as ameaças para o Convention? (Ambiente externo)

*Vale ressaltar que várias respostas foram repetidas ou escritas de forma parecidas, mas que na contagem dos resultados, foram colocadas em um mesmo tópico para facilitar na análise de percepção dos Associados.

O que é o Convention?
  • Órgão que busca a união do turismo, buscando sempre a evolução dos negócios

  • Principal entidade responsável por captar eventos para o destino.

  • Ambiente de conexão de pessoas com propósito comum: gerar oportunidades, movimento e cultura.

  • Grupo de pessoas envolvidas com o turismo que buscam trabalhar juntas

  • Oportunidade/gerador de negócio.

  • Networking de turismo

  • Rede de apoio ao turismo, união de empresas

  • Intermediador entre hotéis

  • Aprendizagem e conhecimento

  • Trade de turismo em forma de associação

  • Representante do setor de Turismo

2- Qual o papel do Convention? Para que ele existe?

  • Criar e desenvolver ações de negócios turísticos para a região e demais Estados

  • Organizar informações turísticas

  • Facilitar, criar, apoiar eventos em geral

  • Organizar, apresentar e divulgar o destino como potencial sede de eventos Nacionais e Internacionais

  • Fomentar, criar, apoiar eventos em geral. Apoio aos associados

  • Gerar impacto socioeconômico

  • Unir os setores para promover crescimento

  • Buscar Oportunidade de negócios

  • Para trazer organizadores de eventos para a região

  • Captar eventos gerando oportunidade de negócios para seus associados e movimentando a economia local

  • Fomentar eventos

  • Captar negócios e eventos para a região, gerando receita para seus associados e cidade.

  • Ser a “vitrine” da cidade e região em eventos do país todo.

  • Unir representantes do trade turístico.

  • Divulgar o destino.

  • Conectar ideias com quem executa

  • Fortalecer o trade turístico e aquecer o mercado criando oportunidades de negócios

  • Gerar e fortalecer negócios entre e para os associados

  • Networking e conexão

  • Promover o Turismo para a região

  • Movimentar os negócios entre os associados para a execução de eventos

  • Fortalecer os associados com informações

  • Fornecer para os organizadores de eventos uma estrutura completa

O que é o Convetion?
Papel do Convention e sua exidtência
Como vocês veem o Convention em 2025?
  • Aumento de associados

  • Fortalecido

  • Mais atuante na captação de eventos

  • Como uma associação modelo para o Turismo Nacional e Internacional

  • Atuação estratégica no Turismo MICE

  • Associados mais participativos e unidos

  • Mais números de negócios

  • Incluindo pessoas novas, com vontade de melhorar o Turismo

  • Diretoria mais presente

  • Mais oportunidades para a região

  • Referência na cidade como fomentador de eventos

  • Trazendo grandes eventos para a cidade

  • Com maior capacidade de execução da sua função

  • Com associados dos mais variados segmentos para oferecer uma assistência completa

  • Mais eventos, mais associados e maior união entre os empresários da região

  • Mais influente nas decisões 

  • Centro de Convergência

Convention em 2025

Quais são os comportamentos aceitos no Convention?

  • Participação Visionária

  • Empatia

  • “Givers” – Doadores- auxílio, ajuda

  • Mobilizador

  • Reconhecimento com quem trabalha – dar crédito a quem realmente trabalha

  • Ambição

  • Transparência

  • Ética e Moral

  • Comprometimento

  • Parceria, cooperativismo e união

  • Confiança

  • Propósito

  • Seriedade, profissionalismo e dedicação

  • Contribuição com informações

  • Responsabilidade

  • Honestidade

  • Simplicidade

  • Protagonismo

comportamentos aceitos
comportamentos não aceitos
Quais são os comportamentos não aceitos no Convention?
  • Pilantragem

  • Falsidade e falta de transparência

  • Egoísmo

  • Desinteresse

  • Críticas destrutivas

  • Caçador

  • Oportunismo

  • Favorecimento e individualidade

  • Falta de objetividade

  • Reclamação

  • Desmotivação

Quais são os pontos fortes do Convention?

  • Proximidade

  • Representatividade

  • Pessoas interessadas

  • Diretores acessíveis

  • Conhecimento e informações

  • Rede ampla de contatos

  • Associados

  • Planejamento

  • Parcerias

  • Diversidade de empresas e contatos

  • Crescimento

  • União entre as empresas

  • Parceria com a ACIPG

  • Parcerias e divulgação

  • Nicho MICE

Pontos fortes
Quais são os pontos a melhorar no Convention?
  • Mais associados

  • Participação

  • Foco de atuação e resultados

  • Mais encontros e mais interação

  • Posicionamento

  • Comunicação

  • Gestão e estruturação

  • Recursos

  • Objetivos

  • Divulgação

  • Captação de mais eventos

  • Pertencimento

pontos a melhorar

Quais são as oportunidades para o Convention?

  • Momento de Crescimento Econômico de PG;

  • Eventos e Encontros de nível Nacional que tragam visibilidade para a região e seus associados

  • Acesso a organizadores de eventos (feiras anuais)

  • Estar mais presente em outras regiões do país para divulgar melhor nossos atrativos

  • Intensificar a interação entre os membros

  • Troca de Experiências com outros CVBX

  • Locais de eventos em estruturação

  • Maior sensibilidade empresarial para o Turismo como indústria

  • Grande Demanda de turistas, vindo para a região sem receptivo

  • Aproveitamento de características da região (bacia leiteira, ovinos, etc)

  • Atuar na construção do Destino Turístico consolidado

  • Mais associados, atrações turísticas na região

  • Crescer junto com trade

  • Convênio com a prefeitura

  • Novas parcerias

  • Lei de apoio a eventos

  • Descoberta do Turismo como indutor de saúde (tarja verde)

  • Visibilidade da região a nível nacional

  • Ter mais visibilidade na região

  • Cidade universitária

  • Instituições técnico/ científicas (existência)

  • Ampliação e estruturação do aeroporto de PG

oportunidades para o Convention

Quais são as ameaças para o Convention?

Inviabilidade de eventos

Diminuição do número de associados

Desastres naturais

Sempre ter as mesmas pessoas e grupos nas instâncias

Avaliações ruins dos atrativos, hotéis, restaurantes, etc

Pessoas que moram aqui e divulgam que não tem nada para ver/conhecer

Baixa percepção do poder de cooperação (associados)

Fechamento de estradas que impossibilitam pessoas de chegar na região

Mudanças nas regras de entrada nos destinos

Sistema tributário

Criação de outras associações (concorrentes)

“Egossistema”- concorrência entre entidades

Crise Econômica, instabilidade política, nova pandemia, falta de apoio da prefeitura

Desinteresse das empresas do setor

Falta de um grande centro de eventos

Recessão econômica

Número de voos / número de aeroporto

Pouca proximidade, poder público e mudanças eleitoral

Falta de liderança

Falta de recursos

Falta de dados

Poucos resultados

ameaças para o Convention?

Foram definidos conjuntamente os orientadores estratégicos, indicadores e prioridades. Cada membro participante escolheu 3 prioridades para esse ano. (grifadas em amarelo)

Orientador Estratégico: Associados

Indicador:

  • aumentar número de associados

Ações:

  1.  Reunião/ Evento com não associados para apresentar o CVB

  2.  Encontros de Relacionamentos

  3.  Fazer o Convention focar no seu objetivo Institucional

  4.  Fomentar Negociações coletivas

  5.  Criar parcerias com descontos para associados

  6.  Premiações por novos associados

  7.  visitar empresas e apresentar os benefícios em se associar

  8.  Visitar empresas e empresários de ramos que ainda não são associados

  9.  Visitar entidade, associações, da economia criativa

Orientador Estratégico: Associados

Orientador Estratégico: Gestão

Indicador:

  • Aumento do resultado financeiro

  • Aumento do resultado econômico

Ações:

  1.  Canal de comercialização de experiências Turísticas

  2.  Maior adesão do protagonismo dos associados(Transparência)

  3.  Fortalecer as realizações das diretorias

  4.  Apoiar promoção eventos em parcerias (PPP)

  5.  Buscar Leis de Incentivo e Políticas públicas aplicáveis a eventos e ao CVB

  6.  Elaborar projetos para Captação de Recursos

Orientador Estratégico: Gestão

Orientador Estratégico: Comunicação

Indicador:

  • Engajamento

  • Posicionamento de Marca

  • Clipagem

  • Alcance

Ações:

  1.  Definir para quem é e o que quer comunicar

  2.  Novo Logo

  3.  Estruturar plano de Comunicação

  4.  Planejamento de Conteúdos

  5.  Traçar metas de acompanhar os associados

  6.  Elaborar o planejamento estratégico de comunicação

  7.  Atuar em todos os Canais (Redes Sociais, Conteúdo Tik Tok, etc)

  8.  Fazer publicações e conteúdos para quem já conhece e quem não conhece o CVB

  9.  Proximidade com o Trade

  10.  Melhor relacionamento com imprensa press kit, visitas, presstrip)

  11.  Elaborar um planejamento estratégico de mídia para o CVB

  12.  Emissão de notas sobre assuntos importantes

  13.  Fazer tráfego pago

  14.  Divulgação, melhorar o alcance

Orientador Estratégico: Comunicação

Orientador Estratégico: Produtividade

Indicador:

  • Aumentar o número de eventos

Ações:

  1.  Captar Eventos

  2.  Auxiliar na estruturação e planejamento

  3.  Afinar Relação com organizadores de eventos a níveis nacionais

  4.  Acompanhar agendas de eventos para possíveis candidaturas

  5.  Divulgar o compromisso do CVB

  6.  Estudar o mercado para saber o que é captável

  7.  Aproximar Secretaria: Cultura, Turismo, Etc

  8.  Proximidade com organizadores. Mensurar o impacto/ Retorno do evento

  9.  Aproximação com ações/ Turismo corporativo / negócios

Orientador Estratégico: Produtividade

Orientador Estratégico: Rede

Indicador:

  • Aumentar número de parcerias produtivas

  • Participação efetiva na rede

Ações:

  1.  Buscar parcerias com outras regiões e trazer mais eventos para a cidade

  2.  Buscar parcerias locais e nas demais regiões

  3.  Integrar ações com a cultura

  4.  Ampliar as parcerias com a UEPG/ Turismólogos

  5.  Realizar encontros com parceiros para elaborar Plano Estratégico

  6.  Aumentar rede de contatos

  7.  Criar reuniões frequentes e afinar laços com parceiros

  8.  Cobrar as ações das entidades responsáveis

  9.  Avaliações contínuas de resultados

  10.  Provocar as outras entidades e pessoas do setor para criar novas soluções

  11.  Identificar os parceiros efetivos

  12.  Integrar os calendários de eventos numa rede

  13.  Desenvolvimento de ações conjuntas

  14.  Definir Objetivos em Comum

  15.  Solicitar uma análise dos resultados eventos da lei de incentivo

  16.  Trazer benefícios da ACIPG para associados do CVB

Orientador Estratégico: Rede

Orientador Estratégico: Previsibilidade

Indicador:

  • Plano de Contingência

Ações:

  1.  Criação Comitê Permanente Anti Crises

  2.  Conhecimento do que está acontecendo e como afeta localmente

  3.  Relacionamento com órgãos públicos

  4.  Conhecer os acontecimentos passados para se preparar para o futuro

  5.  Acompanhar decisões nacionais, estaduais e municipais sobre o setor

  6.  Definir informações pertinentes para entidade

  7.  Incentivar o repasse de informações atualizadas

  8.  Monitoramento conjunto de estudos e noticias

  9.  Identificar os riscos e ameaças

  10.  Analisar os dados dos 2 últimos anos de baixa e alta temporada

Orientador Estratégico: Previsibilidade

Orientador Estratégico: Infraestrutura para eventos

Indicador:

  • Aumentar o número de locais apropriados

Ações:

  1.  Criação das regras, diretrizes e normas para execução de eventos

  2.  Participar da Inovação prevista para a realização dos eventos

  3.  Incentivar a revisão da Lei de Incentivo

  4.  Fortalecer as ações do GT DTI (gestão da Governança)

  5.  Elaborar os critérios de avaliação dos locais

  6.  Identificar locais que ainda não são “apropriados” e auxiliar na melhoria do local

  7.  Promover visitas técnicas para quem quer melhorar a sua infraesatrutura;

  8.  Estudar Fi Infra

  9.  Oficializar o interesse do CVB na normatização para estrutura de eventos

  10.  Conhecer novos lugares

  11.  Criação de Chancela da entidade

  12.  Ajudar os organizadores com dados e parceiros

  13.  Solicitar no COMTUR revisão da Lei de Incentivos

  14.  Posicionamento da entidade em questões que impactam o setor

  15.  Promover a imersão do CVB nos eventos/ Ajuda

  16.  Estudo sobre o possível número de eventos para incentivar investidores a estruturarem/ criarem espaços para eventos

Orientador Estratégico: Infraestrutura para eventos

Orientador Estratégico: Inteligência de Dados

Indicador:

  • Banco de Dados Acessível, Sistematizado, Organizado e atualizado

Ações:

  1.  Parceria com experts do setor de análise de dados

  2.  Utilizar os Calendários existentes para planejar as ações

  3.  Pesquisas

  4.  Convencer a importância de dados coletivos

  5.  Profissional habilitado

  6.  Programa Específico

  7.  Transparência Ativa

  8.  Desenvolver Parceria Sebrae/UEPG/ Departamento de Inteligência de Mercado

  9.  Convênio com as Universidades

  10.  Definir a periodicidade para a disponibilização dos dados por parte dos associados

  11.  Sistematização da coleta de dados

  12.  Relacionamento com pessoas a frente dos dados

  13.  Consciência da transparência

Orientador Estratégico: Inteligência de Dados

Ficou decidido no grupo que seriam priorizadas no plano de ações as sugestões para serem realizadas nesse ano de 2023.

Foram elencadas conjuntamente as atividades iniciais para auxiliar no Plano de MKT e Comunicação, que segundo os associados é de extrema importância.

Uma das decisões tomadas no grupo foi de realizar o primeiro curso de mídia training, explicando para os associados a importância do CVB, bem como padronizar o posicionamento dos associados nas entrevistas.

Atividades elencadas para o Plano de MKT e Comunicação:

Público-alvo:

  1. Hotéis/ MH,

  2. Restaurantes, Bares (Abrasel),

  3. Turismólogos,

  4. Artesãos/ Souvenirs (Criativos),

  5. Transportes,

  6. Agências de Viagens,

  7. Promotores de Eventos(organizadores),

  8. Prestadores de serviços em eventos e Atrativos

Parceiros:

  1. ACIPG (painel eletrônico),

  2. Diário dos Campos,

  3. Jornal da Manhã,

  4. Revista PG Turismo,

  5. A Rede,

  6. DC Mais,

  7. BNT Online,

  8. Com Você Portal,

  9. RPC,

  10. Rede Massa,

  11. TVE,

  12. SCICOOB Ceripa,

  13. CBN,

  14. Lagoa Dourada,

  15. Rádio Clube,

  16. Rádio Cescage,

  17. Jornal Ponta Grossa,

  18. D´Ponta News,

  19. Destaque News PG,

  20. G1 online.

Linhas editoriais:

CVB Institucional,

Dados do Setor,

Depoimentos (Testemunhal),

Cooperar/ reforçar na divulgação de eventos,

Posicionamento de assuntos que impactam o setor.

Definir os Canais:

Site, Instagram, Face Book, Linkedin, News Letter, Whats App, Painéis e Tótens, Jornais, TV, Rádio, Portais, email, YouTube.

 

Promover encontros de relacionamento

Capacitar mídia Training: Definir Orçamento, Inscrições online no site, divulgação, Sede da CVB (ACIPG), 10 pessoas, para associados. 24/08/2023 às 8h00. (Focado para o setor de eventos). Caso haja muita procura, será aberto outro curso.

Fazer um Press kit:

  1. Agenda,

  2. Moleskine,

  3. Calendário

Definir os formatos dos conteúdos:

  1. Textual,

  2. audiovisual,

  3. infográfico

Ficou definido também que as próximas prioridades serão: Criar comitê Permanente Anticrises, Criar regras, diretrizes e normas para os eventos e Captar eventos. Em cima dessas 3 elencadas, a ação de Criar regras, diretrizes e normas para a execução de eventos será a próxima discutida, pois é fundamental que todos devam conhecer o que já existe para a execução de eventos, e que possam contribuir propondo diretrizes para essa prioridade.

Público-alvo
Parceiros
Linhas editoriais
Canais

Esse dia foi realizada a última oficina conduzida e acompanhada pelo Sebrae/PR. Os próximos passos, serão de execução do Convention. Produzirão um material ilustrado do Mapa estratégico. Depois farão o planejamento de um evento de apresentação e entrega do Planejamento Estratégico do PGCGCVB aos associados e futuros associados. Irão acompanhar as ações que já ficaram estabelecidas para esse ano, iniciando com a promoção do curso de mídia training para os associados.

Plano de MKT e Comunicação

Criar regras, diretrizes e normas para os eventos

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